10 dicas para fotografar um casamento

Noivos

Se vai fotografar o seu primeiro casamento, escusado será dizer que está com os nervos à flor da pele. Se vai fotografar um casamento, que bem pode ser de um familiar que ache que você tem talento para o fazer, antes de mais é muito importante saber o que vai necessitar fazer para que as fotografias saiam as melhores possíveis, e que no final os noivos fiquem satisfeitos e você seja um fotógrafo de casamento bem-sucedido.

Para o ajudar a preparar ficam aqui 10 dicas; portanto mesmo que nunca tenha considerado ou não queira considerar nenhuma das dicas que aqui se referem, certamente ficarão para uma experiência futura. Se tiver mais dicas relativamente a fotografar um casamento poderá partilhá-las no fórum e ajudar quem se inicia nesta aventura de fotografar casamentos.

Preparação, preparação e mais preparação

O tempo que ocorre desde a data da marcação do casamento até ao dia do casamento pode variar muito de noivos para noivos. Por este motivo é muito importante que faça um contacto bem prévio com os noivos, e marque uma reunião que seja conveniente para ambas as partes. Quando marcar a reunião peça ao casal de noivos para trazerem consigo a lista de casamento com o nome dos convidados, dividida em dois: convidados da noiva e convidados do noivo. 

Se já tiver portefólio, leve-o consigo para a reunião, para apresentar aos noivos qual o seu estilo de fotografia e para apresentar os seus trabalhos fotográficos anteriores.

Ofereça uma sessão fotográfica de namoro

Nesta altura agende uma sessão de namoro, ou de teste, gratuita, para conhecer melhor os noivos e para criar uma relação de confiança. Para esta sessão bastam apenas algumas horas do seu tempo, onde tirará fotografias casuais, passará algumas dicas aos noivos de poses e de descontração essenciais para obter uma boa performance da parte deles. Esta sessão também será fundamental para criar uma boa relação com os noivos, e para valorizar o seu trabalho. Depois de trabalhar as fotografias, ofereça-as aos noivos como bónus do seu trabalho. Não se esqueça que terá de dar dicas aos noivos para obter boas fotografias, sendo necessário que eles colaborem consigo e, para tal, será necessário uma relação de confiança. Isto é um trabalho de preparação que perceberá que será essencial para o grande dia.

Tire notas de tudo - seja extremamente organizado

Nesta primeira reunião com os noivos, tire todas as notas essenciais. Saiba quais serão os convidados de honra: a mãe e pai dos noivos, os padrinhos do casamento, tios, avós, etc. Esta oportunidade será excelente para conversar com os noivos, perceber que tipo de fotografia esperam, o tipo de grupos de família que esperam ver fotografados, das fotografias que esperam ver dos amigos, etc…

Jamais se esqueça quando e onde vai ser o local do casamento - cerimónia e receção, e as moradas corretas de ambos os locais. É claro que se for fazer fotografias prévias à cerimónia, na casa da noiva e do noivo, também deverá saber as moradas de ambos os locais e se for possível as coordenadas GPS, para poder planear todo o seu trabalho. Logo que puder, anote todos estes detalhes no seu computador.

Visite os locais

Antes do dia do casamento visite a igreja, o local da receção nas horas que vai fotografar o casamento, para preparar todo o material necessário. Leve a sua câmara fotográfica consigo e tire fotografias teste para saber quais serão os melhores ângulos e enquadramentos para as fotografias e, claro, quais as exposições corretas. Verifique também quais os locais mais interessantes interiores e exteriores, especialmente para as fotografias de grupo. Se for possível, descubra se os locais permitem usar flash ou não.

Alugar, porque não?

Por vezes, depois da visita aos locais onde terá de fotografar poderá concluir que não tem o material necessário para fotografar o casamento. Se necessitar de lentes ou iluminação extra poderá optar por alugar o material mesmo que seja a um colega que trabalhe na área e lhe possa alugar o material, desta forma não terá a necessidade de o comprar, de momento. O material de fotografia adequado e bem utilizado pode fazer muita diferença no resultado final.

Peça ajuda

Pode confirmar que fotografar um casamento com apenas uma pessoa poderá ser demasiado avassalador, e é muito útil ter mais um par de mãos para ajudar durante o dia. Leve consigo um amigo ou em alternativa tente conversar com os amigos dos noivos para lhe darem uma ajuda; por vezes, os amigos dos noivos podem ser prestáveis a reunir pessoas, ou ajudarem a proporcionar um bom ambiente para conseguir boas fotografias.

Conheça o seu material como a palma das suas mãos

Num casamento não há tempo para aprender fotografia ou acerca do material usado. Faça isso antes! Verifique atempadamente todo o seu kit de fotografia: a câmara fotográfica, as lentes, os flashes, antes de ir fotografar, e saiba trabalhar com eles rapidamente e sem problemas. Se não sabe trabalhar bem com as definições dos flashes ou acerca da programação dos mesmos, veja alguns vídeos, leia alguns livros e manuais e pratique MUITO antes de ir fazer o casamento. Se tem algum material novo que pretende usar para fotografar o casamento, experimente-o e treine bem a sua utilização antes do dia. Lembre-se que as fotografais de um casamento não têm uma segunda oportunidade de serem feitas!

E como um falhanço não é opção quando se fotografa um casamento, tenha a sua câmara DSLR pronta, e adicionalmente outra como backup, caso aconteça alguma desgraça. O dia em que decidir ir fotografar um casamento apenas com um corpo de uma máquina fotográfica, vai ser o dia em que ela vai falhar e vai ficar em grandes apuros. Se não puder pagar duas câmaras fotográficas peça uma emprestado ou alugue-a apenas para o dia. Mais vale prevenir e neste caso é mesmo assim. Certifique-se que as lentes, cartões de memória, flashes e baterias são compatíveis com ambas as câmaras fotográficas.

Na noite anterior

Não se esqueça de na noite anterior ao casamento verificar todo o seu kit, e certifique-se que está tudo preparado. Certifique-se que as baterias estão carregadas, que os cartões são suficientes e estão formatados, e passe revista a todas as lentes, verificando se estas estão limpas e sem ponta de pó . Certifique-se também que a sua câmara fotográfica está programada para fotografar em RAW ou em RAW+JPEG. Coloque as lentes nos locais certos do saco para, sempre que necessitar de e as mudar, saiba onde as ir buscar rapidamente.

Chegando ao dia do casamento

Fotografar um casamento pode ser um dia exaustivo e looooooongo. Rapidamente perceberá que é necessário uma enorme dose de energia e entusiasmo para o conseguir passar e para fazer um bom trabalho. Antes de sair de casa tome um bom pequeno-almoço, pois não conte em comer no casamento, isso é para os convidados e noivos. Poderá comer uma coisa ou outra, mas será algo que não pode contar, por isso prepare-se. À hora em que sair do casamento poderá estar de novo na hora de tomar outro pequeno-almoço, portanto seja prático e aproveite bem o seu pequeno-almoço. Leva algumas barritas energéticas e uma garrafa de água no saco, vai ver que poderão saber-lhe bem durante o dia.

O dia do casamento

O dia do casamento nunca corre como planeado, salvo em muito raras exceções. Portanto prepare-se para o imprevisto. Prepare-se para mudar de planos rapidamente e sem objeções. Chegue à casa dos noivos, ou ao local da cerimónia bem cedo, isto servirá para dar uma vista de olhos, preparar o seu kit, beber um café e acalmar-se.

Comece a tirar algumas fotografias ao local, para ter uma ideia das exposições e das definições do flash e verifique se a sua câmara fotográfica está a ter uma boa performance.

Antes de decidir fotografar com flash numa cerimónia, saiba se isso é possível ou sequer viável, muitos locais não permitem o uso de flash, por isso fale com o responsável pelo local da cerimónia acerca do assunto. Não abandone o kit da máquina fotográfica, custa um bocado, mas ande sempre com ele; esta medida é muito importante pois evitará que devido ao facto de estar sobre pressão se esqueça onde colocou o seu material. Se achar que está em grande stress, respire fundo, beba um pouco de água e continue.

Um dia de casamento é um dia muito importante para os noivos, portante tenha em mente obter as fotografias no estilo que os noivos pediram; mas adicionalmente tire também outras fotografias que eles não pediram ou esperam: isto significa que se os noivos pediram um estilo fotojornalístico, sem retratos, tire retratos na mesma, especialmente aos convidados de honra. Seja criativo, mas não evite de o fazer, pois mais tarde os noivos poderão apreciar o facto de ter essas fotografias. Por outro lado, se os noivos preferirem o estilo retrato, inclua fotografias mais fotojornalísticas à mistura. É muito raro posteriormente os noivos não apreciarem a inclusão dos dois estilos. Inclua sempre fotografias de detalhes como o bolo dos noivos, vestidos das convidadas, detalhes da decoração, e não apenas pessoas. Se eles não quiserem algumas das imagens adicionais, então pode sempre clicar no delete. No final é importante contar uma história com as fotografias…

Logo que chegue a casa, faça o download das fotografias e seja atempado a entregar o trabalho aos noivos. Seja sempre educado e profissional e verá que a sua carreira será bem-sucedida.

Fica aqui uma lista de fotógrafos de renome, que poderá usar como inspiração para os seus trabalhos, pois não há nada como aprender com os melhores.

  1. http://livebooks.aperturaphoto.com/
  2. http://www.kristinspencer.com/
  3. http://www.amydeputyphotography.com/#/weddings/0
  4. http://www.f8studio.com/blog/   
  5. http://www.kuperbergweddings.com/



Se pretende partilhar mais dicas sobre como fotografar um casamento pode fazê-lo em: http://omeuolhar.com/forum.


Créditos imagem: 2
A sua votação: 
Average: 4.5 (67 votos)