10 dicas para tirar fotos originais com o Instagram

Fotografias com instagram

Com uma história curta, mas recheada de sucesso, o Instagram já alcançou a posição de maior rede social de fotos do mundo. A sua popularidade é tão grande que celebridades e personalidades usam-no para registar coisas simples do dia-a-dia através da fotografia, mantendo assim um contato direto e privilegiado com os seus fãs. E a verdade é que existem inúmeras maneiras de fotografar, de forma original, com o Instagram!

Instagram, Instafotos!

Fundada em 2010, fruto de uma parceria entre o brasileiro Mike Krieger e o americano Kevin Systrom, o Instagram é uma rede social assente na captura e partilha de fotografias. Inicialmente restrito apenas aos utilizadores do iPhone, em 2012 passou a ser disponibilizado também para os aparelhos com o sistema operacional do Google, o Android. Nesse mesmo ano, foi adquirido pelo Facebook. Desde a sua criação, a principal característica da rede social são as fotos originais e personalizadas: a possibilidade de aplicar filtros diferenciados foi a principal característica que chamou a atenção dos apaixonados por fotografia. Usando alguns recursos do próprio Instagram, é possível criar uma série de efeitos nas imagens, transformando totalmente o resultado final.
10 dicas para tirar fotos originais com o Instagram

Se é verdade que os próprios filtros do Instagram já ajudam a personalizar as fotografias tiradas com este aplicativo, também é verdade que, com alguns truques, é possível personalizar ainda mais as fotos, tornando-as verdadeiramente originais.

  1. Ângulos diferenciados: procure os ângulos menos usados – fuja do comum! Esse tem sido o lema de muitas pessoas que se destacam nesta rede social, uma vez que normalmente fotografam momentos originais e que muitas vezes passam despercebidos. Um casal, por exemplo, ficou famoso no Instagram por contar toda a trajetória das suas férias fotografando apenas os pés nos locais por onde passavam: um pequeno pormenor que fez toda a diferença e ganhou força entre os seguidores.
  2. Filtro Amaro: este filtro pode ser usado para clarear aquelas fotografias que por ventura tenham saído mais escuras. É ideal para formar um ponto de luz na imagem.
  3. Filtro Rise: este filtro acentua as principais cores da foto, conferindo-lhe uma vivacidade única. Este é um dos filtros do Instagram mais utilizados em fotografias de paisagens.
  4. Filtro Hudson: mescla os pontos mais luminosos e mais escuros, dando assim um efeito muito interessante às fotografias. A principal vantagem deste filtro do Instagram é proporcionar um efeito mais profissional às fotografias, ou seja, o que antes era feito apenas por profissionais, pode agora ser reproduzido com um simples toque.
  5. Filtro Inkwell: reproduz as tradicionais fotos a preto e branco, muito populares atualmente devido à valorização do vintage. As primeiras imagens a serem congeladas eram as fotos que não tinham cor e, durante muito tempo, essa era a única maneira de reproduzir um momento. Hoje em dia, essa técnica tornou-se mais artística, mais tendência… e dá fotografias lindas no Instagram!
  6. Foto envelhecida: assim como as imagens a preto e branco, durante muito tempo as cores das fotografias eram um pouco diferentes daquelas que hoje conhecemos, ou seja, eram mais suaves, quase desbotadas. Para aplicar esse toque nas fotografias, basta escolher um dos filtros do Instagram que possuem essa função.
  7. Referências profissionais: a possibilidade de transformar as imagens captadas com o telemóvel em fotografias profissionais, é um dos atrativos do Instagram, por isso, inspire-se no trabalho dos grandes fotógrafos da atualidade e siga-os no Instagram.
  8. Especialize-se num tipo de foto: especializar-se num assunto ajuda muito na hora de tirar fotos originais com o Instagram, pois, dessa maneira é possível concentrar-se melhor, ou seja, se tem especial interesse por paisagens e natureza, vale a pena manter um perfil bem segmentado –assim as pessoas com o mesmo interesse podem contribuir com ideias e fotografias igualmente originais.
  9. Cuidado com o foco: fotos desfocadas só são aceites quando essa for a intenção, ou seja, se não for para um uso mais lúdico, mantenha sempre as suas fotos com uma boa resolução, assim é possível retratar todos os detalhes do objeto fotografado. O Instagram e os seus utilizadores agradecem!

Siga outros perfis no Instagram: muitos artistas utilizam o Instagram para divulgar os seus trabalhos, algumas pessoas mostram um ponto de vista muito peculiar sobre determinados assuntos, outras simplesmente contam a história do seu dia-a-dia através do Instagram. Todos eles servem de inspiração na hora de tirar as suas próprias fotografias, por isso, siga quem o inspira a ser mais original no Instagram!

A sua votação: 
Average: 3.6 (18 votos)