4 métodos originais para fazer auto-retratos

Fotografo

Embora divertido e contendo o seu próprio processo criativo, fazer auto-retratos não é a coisa mais fácil na vida de um fotógrafo – basta pensar na correria que é entre a máquina e o local da pose, no timer que não dispara ou que dispara cedo de mais. Felizmente, existem várias técnicas que facilitam a vida a quem teima em tirar aquele auto-retrato perfeito.

1. O método da focagem ao contrário

Este método é muito semelhante àquele que é normalmente utilizado para tirar auto-retratos e que consiste no uso de um objecto para posar no seu lugar enquanto prepara a máquina para fotografar… só que neste caso, é o tripé da própria câmara que assume a sua pose. Como funciona? Tendo em conta que focar o que se pretende fotografar tem mais a ver com as distâncias do que com qualquer outra coisa, apenas tem de determinar qual a distância ideal entre a máquina e o seu lugar. E a melhor parte é que isto não tem de ser feito a correr de um lado para o outro, basta fazer o seguinte: retire a câmara do tripé, posicione-se no local onde vai tirar o auto-retrato e foque o próprio tripé, marcando esse lugar (com fita cola ou giz) como o sítio onde se deve posicionar. Coloque a máquina em modo de focagem manual e volte a colocá-la no tripé. Comece a disparar.

2. O método do fio

Se não abdica de uma focagem precisa, especialmente com uma profundidade de campo estreita, faça o seguinte: ate um fio ao topo do tripé, com a máquina foque o tripé (da mesma forma que foi explicado no exemplo anterior); conseguida a melhor focagem, estique o fio até si, marcando ou cortando-o no ponto em que cruza o sensor ou zona do rolo da máquina. Coloque a máquina em modo de focagem manual e volte a colocá-la no tripé. Pegue no fio para encontrar a marca e o local onde se deve posicionar, largue-o e comece a disparar. Este método tem ainda a vantagem de possibilitar várias direcções e ângulos, desde que limitada pela marca de focagem do fio.

3. O método da lanterna

A maioria das máquinas fotográficas modernas tem um modo de focagem que é o “closest-subject” – permite que a máquina foque o objecto mais próximo dela – o que é óptimo para tirar melhor partido de um auto-retrato. Utilizando esta funcionalidade, escureça o espaço e utilize uma lanterna para iluminar a zona do corpo que quer que a máquina foque (os seus olhos, mãos, pescoço…). A máquina irá focar apenas o que estiver iluminado e porque o espaço está escuro, terá de utilizar o flash.

4. O método da medição

Meça a distância entre a máquina fotográfica e o local onde irá tirar a fotografia; depois utilize os indicadores de distância localizados na lente para acertar a focagem manualmente. Claro que nem todos os equipamentos fotográficos possuem estes indicadores, pelo que deve optar, nesse caso, por um dos modelos alternativos.

A sua votação: 
Average: 4.2 (47 votos)