6 dicas para tirar fotografias de moda muito fashion

Claudia Schiffer encostada a um carro

Ser fotógrafo de moda é entrar num mundo de beleza, tendências e glamour – como captar tudo isso numa única imagem? Descubra e lance-se no mundo da fotografia fashion.

  1. Conhecer o meio. Tirar fotografias de moda cuja primeira impressão é arrasadora, implica muito mais do que fazer bons retratos – é preciso conhecer o meio, ou seja, estar a par do mundo da moda através de revistas e livros, conhecer as tendências em vestuário, calçado, acessórios, maquilhagem e cabelo. Coleccionar imagens inspiradoras é uma boa forma de fazer o trabalho de casa, antes de passar para de trás da máquina. Durante as sessões, troque ideias com os cabeleireiros, estilistas, maquilhadores e até com os próprios modelos – faz parte do processo criativo e será essencial para o trabalho final.
  2. Contacto visual. O poder de um olhar pode ser tudo numa fotografia e o suficiente para prender os olhos de quem vê. Experimente cada uma destas técnicas para conseguir fotografias de onde é difícil desviar o olhar: captar o modelo a olhar directamente para a máquina é muito poderoso, mas fotografá-lo a olhar para algo que a câmara não captou também é sedutor. No caso de fotografar vários modelos, faça questão que estes mantenham contacto visual entre eles… é uma forma interessante de começar a contar uma história.
  3. Criatividade fotográfica. A moda e a fotografia são duas artes que, em conjunto, podem ser uma explosão de criatividade e um verdadeiro delírio visual. Para conseguir esse factor surpreendente, é preciso pensar “fora da caixa”, ou seja, brincar com todas as regras da fotografia. Experimente com composições diferentes (quem diz que todas as imagens têm de ser centradas?), com ângulos distintos e com mais ou menos iluminação, para ambientes naturais ou dramáticos.
  4. Adeus estúdio. Livre-se das quatro paredes do estúdio e fotografe a modelo no meio de uma rua movimentada, num jardim, parque infantil ou na praia… sim, mesmo que esteja com um vestido cocktail de seda e stilettos de 10 cm. Não consegue visualizar a beleza e a originalidade desse contraste? Procure cenários diferentes, defina um tema com adereços próprios para poder contar, através de imagens, uma história que ninguém quer perder.
  5. Emoções à flor da pele. Um modelo bonito será sempre um modelo bonito, mas se a expressão for sempre a mesma, um editorial de moda depressa passa de espectacular a “espera-lá-que-vou-mudar-de-página”. Injecte um pouco de humanismo nas fotografias de moda e peça ao modelo para chorar, rir ou gritar de raiva… ninguém vai conseguir resistir a imagens como essas.
  6. Sem contar. Nunca largue a máquina fotográfica, principalmente nos minutos de pausa quando o modelo retoca o cabelo, coloca batom, pega no telemóvel, ajusta a écharpe ou a tira das sandálias… este tipo de imagem mais cândida e inesperada resulta quase sempre, revelando momentos privados e sexy que todos adoram ver!
A sua votação: 
Average: 4.6 (92 votos)