8 passos para tirar fotografias super macro

Fotografia em super macro

Se as fotografias macro já permitem fazer grandes close-ups de pequenos objetos, exibindo-as praticamente no seu tamanho original, então a fotografia super macro vai ainda mais longe… neste caso, ainda mais perto!

Macro e super macro

Uma fotografia macro é um close-up de um objeto, sendo que a imagem captada pela câmara fotográfica é praticamente do mesmo tamanho que o objeto em si – à fotografia macro aplica-se um rácio de 1:1. No caso da fotografia super macro, o sensor da câmara fotográfica consegue uma proximidade maior ao objeto do que aquela conseguida com o próprio olho humano – à fotografia super macro aplica-se um rácio de 2:1, que pode ser ainda mais elevado, dependendo da lente utilizada. O resultado são close-ups inesperados e fotografias muito interessantes.

8 passos para tirar fotografias super macro

  1. Reunir o material necessário: uma lente macro (de preferência primária), uma lente rápida (de preferência primária com f1.8 ou f1.4), um anel adaptador step-down do mesmo diâmetro das lentes, um flash portátil e um tripé. A preferência pelas lentes primárias prende-se com o facto de estas serem as mais nítidas.
  2. Coloque a lente macro na máquina fotográfica e certifique-se que a lente está na função foco manual.
  3. Encaixe o anel adaptador step-down na lente macro.
  4. Selecione, na lente rápida, a maior abertura possível (o número f-stop mais baixo), uma vez que a fotografia super macro necessita do máximo de luz possível.
  5. Encaixe a lente rápida na lente macro.
  6. Certifique-se que a máquina fotográfica está na função foco manual.
  7. O flash portátil serve para conferir ainda mais luz ao objeto a fotografar e terá de ser acionado de forma independente. Se não utilizar este ponto de luz extra, necessitará de um tempo de exposição maior.
  8. O tripé é essencial para reduzir o efeito de tremer e manter a máquina fotográfica estável, caso contrário irá desfocar a imagem, principalmente quando se trata deste tipo de proximidade.
A sua votação: 
Average: 4.3 (47 votos)