8 presentes de Natal para quem gosta de fotografia

Criança com maquina fotografica

Se tem um familiar ou amigo que é apaixonado pela fotografia, ficam aqui 8 sugestões de presentes de Natal apropriados para cada tipo de personalidade fotográfica.

1. Para o apaixonado pela fotografia tradicional

Para quem gosta da fotografia tradicional, especialmente das máquinas fotográficas vintage, das revelações manuais…  o ideal é oferecer ou uma máquina fotográfica antiga funcional, que poderá encontrar nas feiras de antiguidades, num site de leilões como o eBay, ou num site especialista de venda de máquinas fotográficas colecionáveis. Antes de comprar uma câmara destas tenha em atenção para se certificar que ela ainda funciona, e que não servirá apenas para museu.

2. Para o high-tech

Para quem gosta de trabalhar digitalmente as fotografais então oferecer um programa de tratamento digital como o Phase One pode ser uma excelente opção. Ótimo para trabalhar fotografias em RAW e para criar boas iluminações. É certamente uma boa opção para quem quer trabalhar fotografias digitalmente.

3. Para o viajante urbano

Para quem viaja, é sempre útil levar consigo uma bateria ou cartão de memória extra, bem como um mini-tripé que seja capaz de segurar a sua câmara fotográfica em qualquer perspetiva. Oferecer um kit ou um destes para quem gosta de viajar será certamente um bom presente de Natal.

4. Para quem quer começar a fotografar

Se a pessoa quer começar a fotografar sem a ajuda dos programas automáticos, então está na hora de ter uma câmara fotográfica digital SLR. Oferecer uma câmara como uma Canon 550 D pode ser uma boa ideia, dado que este modelo costuma vir com kits interessantes que incluem uma lente básica 18-55 e, por vezes, o saco de transporte.

5. Para quem gosta de fotografar as saídas à noite

Se vai oferecer uma câmara a alguém que gosta de mostrar estilo, gosta de tirar umas fotografias em festas… então opte por uma câmara leve e de pequena espessura, uma “point and shoot” com estilo como uma Leica C-Lux com 5X10 cm. Oferecerá o estilo e qualidade que uma máquina destas pode oferecer.

6. Para quem não sabe nada sobre fotografia

Para quem não sabe nada acerca de fotografia, o ideal é começar com uma máquina digital “point and shoot”e ir divertindo-se, experimentando enquadramentos, composições, etc.. Isto para que a pessoa tome um conhecimento divertido com a fotografia e não um choque frontal muito complexo. Oferecer uma câmara digital como a Canon PowerShot S95, é uma boa ideia dentro deste género de prenda de Natal.

7. Para quem quer viajar leve

Para quem não quer abdicar de viajar sem a possibilidade de poder fotografar com uma objectiva jeitosa, uma DSLR de pequenas dimensões com objectivas amovíveis pode ser uma excelente ideia para oferecer. A Sony oferece uma boa opção nestas condições: a Sony NEX-5 que inclui uma objectiva amovível 18-55mm, tudo com metade do peso e da dimensão de uma comum câmara DSLR – excelente para um viajante que não quer levar muito equipamento fotográfico consigo.  

8. Para quem quer começar a fotografar em estúdio   

Se gostaria de oferecer algo a quem sabe que está a desejar começar fotografia de estúdio, poderá oferecer-lhe um kit de estúdio fotográfico que inclua uma sombrinha com tecido removível para soft light, um refletor e uma cabeça de flash com 500W.

Feliz Natal!

Ocasiões especiais 

Natal
A sua votação: 
Average: 4.6 (14 votos)