Como cuidar de uma máquina fotográfica digital

Máquina fotográfica digital

Na era das novas tecnologias é difícil saber como cuidar do seu novo gadget corretamente se nunca teve algo semelhante. Isto acontece especialmente em termos de material usado primariamente para métodos profissionais. As máquinas fotográficas digitais, por exemplo, já existem há algum tempo, mas só há pouco se tornaram acessíveis ao público em geral. Uma máquina fotográfica digital requer alguns cuidados para que se mantenha operacional, limpa e bem cuidada e nem todas as pessoas se lembram dos detalhes mais importantes para que isso aconteça. Saiba como cuidar de uma máquina fotográfica digital e aumente a sua eficiência e durabilidade.

1. Leia o manual

É frequente, na expectativa de experimentar um aparelho novo, saltar-se a parte da leitura do manual de instruções. Seja por já ter uma ideia de como funciona a máquina em questão ou mesmo por preguiça, aquele livrinho de instruções costuma ser posto de parte. Se o faz, está a agir de forma errada. Para que saiba como cuidar da sua nova máquina fotográfica, além de aprender a usá-la corretamente, não se esqueça de ler o manual.

2. Use uma bolsa de proteção

Não largue a sua máquina fotográfica digital nova numa mala cheia de outros objetos, compre-lhe uma bolsa específica para a arrumar e proteger. Aproveite e compre uma bolsa que possa acondicionar também periféricos como cartões de memória, cabos ou lentes extra. Deverá também pensar em comprar o material necessário para a manter segura, seja na mala ou ao pescoço.

3. Tenha atenção aos métodos que usa para a limpar

Existem sprays disponíveis de ar acondicionado para limpar as máquinas fotográficas digitais, no entanto, é aconselhado que não se use esse meio, uma vez que poderá danificar a máquina fotográfica se for mal utilizado ou usado em partes que jamais poderão estar expostas a este spray. Compre um pano especial para limpeza de lentes e restantes componentes e não caia no erro de limpar à sua t-shirt!

4. Desligue-a sempre que fizer alguma manutenção

Este ponto deveria ser lógico, mas por vezes devido à pressa ou distração, o utilizador poderá esquecer-se de desligar a máquina fotográfica antes de fazer qualquer tipo de manutenção. Isto poderá resultar em danos tanto na máquina fotográfica como nos periféricos. O cartão de memória, por exemplo, poderá ficar danificado se estiver a ser utilizado e retirado ao mesmo tempo. Se mudar de lente, o sensor poderá ficar sujo.

5. Tenha atenção às condições climatéricas

Não se esqueça que este aparelho é mais sensível do que as máquinas fotográficas analógicas. A chuva, a condensação e a neve, por exemplo, poderão causar humidade, pelo que deve ter cuidados redobrados com a máquina nestas condições. Contudo, não se prive de tirar fotografias fantásticas mesmo quando o tempo está adverso, pois há formas de proteger a máquina!

6. Proteja as lentes e os cartões de memória

No caso das lentes, poderá adquirir filtros protetores desta parte tão frágil da máquina fotográfica. No caso dos cartões de memória, proteja-os do calor, do pó e de magnetismos. Além disto, deverá guardar tanto os filtros como os cartões de memória em locais seguros e limpos. Quando não estiver a usar a máquina, não se esqueça de tapar a lente.

7. Mude as baterias

Para que possa ter sempre bateria quando quiser tirar fotografias, deverá mudar de bateria frequentemente. Não se esqueça de que as baterias poderão gastar-se mesmo quando não estão em atividade. É também relevante que tenha mais do que uma bateria consigo quando vai tirar fotografias para que não desperdice um bom momento Kodak.

As máquinas fotográficas digitais são mais frágeis do que as suas antecessoras e, como tal, deverá tratá-las com mais cuidado e atenção, como faria com uma máquina profissional. Ponha em prática estas 7 dicas e verá que a sua máquina fotográfica digital irá durar muito mais tempo e, ao mesmo tempo, tirar fotos com muita qualidade.

A sua votação: 
Average: 1 (1 vote)