Como escolher a câmara digital certa

Pentax

Existem inúmeras câmaras digitais, estão sempre a sair novidades, e pode ser difícil decidir qual é a melhor para si. As seguintes dicas ajudar-lhe-ão a conseguir o melhor negócio aquando da escolha da sua câmara digital.

Passos para a selecção

  1. Estabeleça um orçamento base com quanto dinheiro pretende gastar. Seja realista acerca do facto de que não irá conseguir o melhor de cada característica, pois terá de fazer compromissos.
  2. Determine o seu nível de experiência. É um principiante ou um especialista no que toca a fotografia digital? Se for um principiante, a “point and shoot” (aponte e dispare) talvez seja suficiente. Os especialistas quererão um maior controlo manual sobre os processos de exposição.
  3. Tenha em consideração que irá usar a sua câmara para capturar. Para crianças ou vida animal, compre uma câmara digital que execute rapidamente após carregar no obturador.
  4. Analise as criticas na Internet.
  5. Faça uma lista das características que ache importante e priorize. Tenha em atenção de que existem compromissos, por exemplo, tamanho vs zoom óptico. Provavelmente não irá obter tudo o que quer.
  6. Tenha em consideração que tipo de alimentação é mais proveitosa para si. As suas principais opções são as pilhas AA ou uma bateria recarregável de lítio. Recarregar baterias demora tempo. As pilhas AA são fáceis de encontrar numa emergência, são menos caras que as outras. No entanto, no longo prazo, o preço das pilhas AA fazem aumentar o custo.
  7. Tente não comprar uma câmara que seja o meio-termo. Decida o que é importante e obtenha o melhor nesse aspecto, em vez do meio-termo a tudo.
  8. Lembre-se que megapixels não significa boas fotografias. Existem outras coisas, incluindo as lentes, que determinam a qualidade da imagem. 3 megapixels é o mínimo que deve procurar. Uma câmara de 3 megapixels dar-lhe-ão excelentes impressões de 4x6, se quiser algo maior considere 4 ou 5 megapixel ou mais se o seu orçamento permitir. Fale com o profissional da loja de fotografias para mais informação sobre quantos megapixels são precisos para a sua câmara tirar fotografias de qualidade no tamanho de impressão que quer.
  9. Limite a sua procura a um ou dois modelos e veja nas lojas o melhor preço. Os sites com comparação de preços são uma útil ajuda mas muitas vezes os comerciantes com melhores preços têm um serviço horroroso.
  10. Certifique-se de que a câmara digital tem uma garantia com que se sinta confortável. A maioria das câmaras vem uma garantia limitada de um ano mas normalmente é possível prolongar a garantia.
  11. Compre a câmara digital. Se pode esperar ou não precisa da câmara imediatamente, é recomendável que vá a sites com comparação de preços. Poupará tempo e dinheiro encontrando o preço mais baixo. Ponha a hipótese de comprar numa loja local. Pagará sensivelmente o mesmo comprando que pela Internet, terá uma pessoa atrás do balcão que conhece mais de câmaras que a Internet, e também é um local onde facilmente pode levar a câmara caso funcione mal. E economicamente falando ajudará a sua cidade, criando trabalho e pondo o dinheiro a circular localmente.

 

Dicas

  • Para muitos fotógrafos ocasionais, uma câmara muito pequena é boa porque é super transportável, sendo mais provável de tê-la consigo quando acontecer alguma coisa importante.
  • Pergunte a amigos e à família sobre as câmaras deles.
  • Cuidado com o zoom digital. Em câmaras com menos megapixels notará uma perda na qualidade da foto. Nas câmaras com 6 ou mais megapixels, a perda será muito menos notada. Também se consegue o mesmo efeito com software de edição no computador depois de tirar a fotografia.
  • Na compra facilmente se sobrevaloriza o zoom óptico. Sim o zoom é bom – mas em 90% das vezes basta que se aproxime uns passos das pessoas. E um zoom óptico pode aumentar muito o preço e o peso da câmara.
  • Veja o preço dos acessórios para ter uma ideia do que precisará. A maioria das câmaras digitais fornecer-lhe-á um cartão de memória (ou memória interna) que aguenta aproximadamente 15 fotografias, por isso é preciso mais um cartão de memória. Algumas câmaras não vêm com cartões de memória ou pilhas. É preferível verificar isto do que ir além do orçamento porque não sabia que precisava de um cartão de memória ou pilhas

Avisos

  • Cuidado com as câmaras coloridas ou bonitas que não servem para o que se pretende.
  • Tenha cuidado com a maioria dos comerciantes de câmara digitais que vendem muito barato. Por vezes essa mercadoria é de candonga, o que significa que não possuem garantia.
  • Cuidado com as câmaras digitais de bolso finas, têm só cerca de 12,7 milímetros de largura. Apesar de serem convenientes, mas para colocarem uma lente que se adeqúe à câmara têm de a fazer muito pequena. Isto leva a que as fotografias saíam um bocado destorcidas nos cantos.

 

A sua votação: 
Average: 4.4 (90 votos)