Como escolher a melhor câmara fotográfica digital SLR

Sabe qual é a melhor câmara fotográfica digital? É a que tirar fotografias que de facto goste. Muitas das vezes, as câmaras digitais na sua base são muito semelhantes, variando um detalhe ou outro. Por isso, para escolher a melhor máquina digital, terá de perceber para que é que a vai usar e como é que a pretende usar.

Escolha o seu tipo de fotografia

Antes de começar, deve escolher o seu tipo de fotografia. Ficam aqui diversos tipos de fotografias, para selecionar o tipo de fotografia com que mais se identifica. Adicionalmente, pode escolher mais um ou dois estilos, mas não assuma que os vai praticar todos, porque realisticamente isso acabará por não acontecer. Desta forma, conseguirá ter uma noção para o que pretende a sua câmara fotográfica. No final poderá associar o seu tipo de fotografia ao tipo de câmara fotográfica.

Desporto e ação

Se tem crianças que gosta de fotografar, animais, se gosta de um determinado desporto, corridas de automóveis, ou qualquer coisa que não se mantenha estática e que requeira ação, então este pode ser o seu tipo de fotografia.

Desporto e ação 

Retrato

Se gosta de fotografar pessoas, nomeadamente rostos, expressões, captar a emoção de um olhar, então este será certamente o seu estilo dominante de fotografia.

Retrato 

Paisagem

Se prefere imaginar-se quer na natureza urbana, quer na natureza selvagem a fotografar belas paisagens; se não gosta de interagir com pessoas para as fotografar, a beleza da paisagem será o grande foco da sua fotografia.

Paisagem

Macro

Se prefere fotografar detalhes, se gosta de ver as fotografias de peças de arte dos museus que visitou nas férias, se gosta de fotografar insetos, plantas, fotografar comida, enfim, pormenores, a fotografia macro é a sua fotografia.

Macro

Fotografias noturnas ou com pouca iluminação

Se pretende fotografar em ambientes interiores ou exteriores com luz mais difusa, como por exemplo os néones de uma cidade cosmopolita, as luzes da torre Eiffel, um quadro num museu, este é o seu estilo de fotografia.

Fotografias noturnas

Viagens

Se gosta de viajar e transportar a sua câmara fotográfica consigo para todo o lado, então terá de considerar adquirir uma câmara leve e de pequenas dimensões, porque andar horas com uma câmara às costas pode ser muito cansativo.

Viagens

Festas e família

Se maioritariamente pretende fotografar as festas de aniversário, o jantar da família, o dia de Natal, o animal doméstico em casa, o seu bebé, deve prever que vai tirar fotografias alioritariamente dentro de casa.

Festas e família

Momentos

Se pretende organizar saídas fotográficas com amigos, captar momentos instantâneos que significam algo e que podem ser relembrados com emoção; se gosta de esperar por aquele momento especial que sente que vai captar como ninguém, saiba que a velocidade é essencial, para conseguir reagir a tempo e captar a fotografia desejada.

Momentos

Fotografia de estúdio

A fotografia de estúdio quer seja de objetos ou pessoas, é bem preparada, encenada, tudo pensado ao mínimo detalhe, e se é o que pretende fazer, deverá considerar adicionalmente a iluminação correta para o fazer, e não só apenas a câmara fotográfica.

Fotografia de estúdio

Aprenda os termos técnicos

Para conseguir pesquisar uma câmara fotográfica, é necessário aprender os termos técnicos que a acompanham, para saber que características procurar e como conseguir comparar as câmaras e selecionar uma de acordo com o objetivo que pretende.

Câmara Digital SLR

É natural que as câmaras fotográficas compactas sejam mais vulgares, mas as câmaras digitais SLR tornaram-se comuns e desde há alguns anos para cá qualquer pessoa pode ter uma, deixando de ser exclusivas dos profissionais. Hoje em dia, as câmaras digitais SLR já apresentam bons preços, e quem quer mais da fotografia, ou quem quer fotografar pensa em comprar uma câmara destas em vez de uma compacta.

Uma câmara DSLR significa Digital Single Lens Reflex (Câmara Reflex Monobjetiva Digital). Com este tipo de câmara fotográfica pode mudar a lente de acordo com o tipo de fotografia que pretende obter. Tem sensores muito maiores que produzem fotografias de alta qualidade, tem também a capacidade de fotografar instantaneamente quase sem delay e também pode obter uma fotografia exatamente igual ao que a lente vê. A maioria das DSLRs também possui uma função que permite uma pré-visualização precisa da profundidade de campo. Uma câmara DSLR pode tirar fotografias diversas, sendo muito mais versátil que uma câmara compacta.

Anatomia e funcionamento de uma câmara digital SLR

A câmara fotográfica reflex tem um sistema de captação de imagem distinto de uma câmara compacta, e quase que se pode dizer que o que se vê pelo visor da câmara é o que se obtém.

Para obter uma fotografia, a câmara DSLR deixa que o visor utilize o sistema ótico principal: a luz que entra na câmara é refletida num espelho, que por si a reflete num ecrã de focagem; a luz passa pelo ecrã de focagem e entra num bloco de vidro chamado um pentaprisma; por fim o pentaprisma reflete a imagem para que a possa ver no visor.

Quando tira uma fotografia, o espelho inclina para cima e o obturador abre, expondo o sensor a uma determinada quantidade de luz.

Assim sendo, para compor uma fotografia basta olhar pelo visor, compor e focar a imagem ajustando o focus.

No entanto, o que se vê pelo visor do pentaprisma nem sempre é exatamente o que se obtém. Assim, antes de comprar a câmara fotográfica deve informar-se acerca da cobertura e da luminosidade. Muitos dos visores das câmaras DSLR apenas mostram 95% da imagem (fator crop) que é captada pelo sensor (cobertura); no entanto, isto não é extremamente importante.

Os visores também variam na luminosidade, e quanto mais luminosidade tiverem, mais fácil é de usar o focus manual, pois mais facilmente se aperceberá de todos os detalhes do que está a ver.  

Lentes

Uma das grandes características de uma câmara digital é ter lentes amovíveis para mudar de acordo com o tipo de fotografia e condições disponíveis para obter uma fotografia. Não caia no erro de pensar que a capacidade de tirar fotografias depende exclusivamente da câmara, grande parte da fotografia depende do tipo de lente usada. A lente tem uma grande importância na cor da fotografia, no contraste, na claridade, e na perspetiva. Por esta perspetiva, deve adequar o tipo de fotografia que pretende, como retrato, paisagem, etc., ao tipo de lentes; pois não é razoável pensar que vai ter de comprar todo o tipo de lentes para fotografar todo o tipo de situações. Uma das grandes vantagens de uma câmara digital SLR é o facto de poder ir mudando as lentes e não ter de mudar a câmara.

O que saber acerca dos termos fotográficos

Megapixeis: quantos mais megapixéis uma câmara tiver, mais detalhe obterá e mais conseguirá ampliar a imagem.

ISO: o ISO é fundamental para conseguir fotografar com pouca luz e sem o uso do flash. Porém, quanto mais alto colocar o ISO, menor a qualidade da imagem, ou seja, a imagem fica com mais grão (ruído).

Live view (LCD): o sistema live view permite fazer a composição da fotografia usando o LCD da câmara em vez do visor.

Controlo do pó/poeira: se verificar que aparecem pequenos pontos negros na fotografia, isso pode ser pó que está pousado na lente. Os sistemas de controlo de poeira tentam prevenir e eliminar este problema.

Estabilizador da imagem: existem dois tipos de estabilizador: o da câmara e o da lente. O estabilizador da imagem ajuda a imagem a não ficar desfocada devido ao movimento.

Autofocus: o sistema de auto-focagem pode ter de 3 a 9 pontos focais. Mas mais importante do que o número de pontos focais é a precisão do sistema.

Faixa dinâmica (alcance dinâmico): como uma câmara não consegue captar os detalhes de uma cena - com um grande contraste - da mesma forma que um olho humano, quanto mais alta a faixa dinâmica (HDR), maior a possibilidade de obter um bom contraste. Uma alta faixa dinâmica capta mais contraste do que uma exposição única, combinando os melhores detalhes de altas luzes de uma foto e o melhor detalhe da sombra.

Factor Crop ou Cobertura do Sensor: a maior parte das vezes a imagem que se vê no visor é apenas 95% da fotografia total. O sensor digital da câmara é mais pequeno do que uma película de filme 35 mm, por isso, apenas uma parte da imagem que passa pela lente é capturada.

Disparo contínuo (Continuous Mode): a drive de velocidade permite tirar diversas fotografias em disparo contínuo numa rápida sucessão. Usualmente são X frames por segundo (fps), ou disparos por segundo. No geral, quanto maior a velocidade, melhor.



JPG e RAW: o formato JPG é o mais fácil de usar, permite fotografar mais quantidade de fotografias, sendo mais fáceis de enviar, visualizar; o formato RAW é melhor para trabalhar posteriormente a fotografia.

Buffer (Memória Intermédia): depois de captada, a imagem é transferida para um armazenamento temporário (memória intermédia) chamada memória buffer. O tamanho da memória intermédia é importante, pois diz quantas imagens podem ser obtidas em sucessão. Se a câmara tiver uma memória intermédia pequena terá de esperar um pouco mais até poder tirar mais uma série de fotografias

Formato: inicialmente a maioria dos fotogramas era quadrado, ou seja, 1:1, atualmente o formato mais comum é de 16:9. Existem formatos mais adequados para determinadas fotografias. Uma paisagem, por exemplo, costuma exigir formatos como o 16:9. Para um retrato, é preferível formatos quadrados como o 1:1 ou o 3:4.

O que procurar numa câmara digital SLR de acordo com o estilo fotográfico

Desporto e Ação:

  • Velocidade alta de disparo contínuo
  • Grande memória intermédia
  • Multi-pontos focais rápidos

Retrato

  • Estabilizador de imagem
  • Live view (LCD)
  • Bom controlo de cor de tons de pele

Paisagem

  • Estabilizador de imagem
  • Formato dinâmico
  • Alcance dinâmico alargado
  • Controlo de poeiras
  • Controlo de cor – especialmente os verdes

Macro

  • Estabilizador de imagem
  • Live view (LCD)
  • Lente macro

Noturna

  • Estabilizador de imagem
  • ISO alto com baixo ruído
  • Redução de ruído para uma velocidade de obturação lenta
  • Controlo remoto

Viagem

  • Estabilizador de imagem
  • Pequena dimensão e leveza
  • Alcance dinâmico alargado

Festas e família

  • Estabilizador de imagem
  • ISO alto com baixo ruído
  • Opção de flash externo

Momentos

  • Multi-pontos focais autofocus rápidos

Fotografia de estúdio

  • Live view (LCD)
  • Compatibilidade com acessórios de iluminação

Como comparar

Para comprar uma câmara, pode comparar diversas câmaras pelas suas características. Basta selecionar um modelo e compará-lo com outros.

Preço: o preço usualmente é um fator determinante na compra de uma câmara fotográfica, por isso pode a partir desta premissa excluir à partida algumas opções.

Megapixéis: hoje em dia as câmaras fotográficas vêm com píxeis suficientes para obter formatos ou crops bastantes bons, mas se pretender fazer tamanhos publicitários como outdoors, o ideal é optar por uma câmara com um grande nível de megapixéis.

Rating: o que os outros dizem acerca da câmara é muito importante, por isso verifique os ratings em sites da especialidade ou por exemplo na Amazon.

Tamanho e peso: se não pretende uma câmara muito pesada, ou pretende usá-la maioritariamente em viagens, opte por uma câmara mais pequena e leve.

Características: muitas câmaras vêm com características como a possibilidade de filmarem em HD, se valorizar este tipo de extras, então terá de procurar por eles.

Para começar, basicamente isto é tudo que tem de saber para iniciar a demanda pela sua câmara digital SLR. Não procure a melhor, porque a melhor câmara digital é um conceito relativo, procure a melhor para si, porque as necessidades de cada pessoa são diferentes, por isso, reflita maioritariamente para que vai necessitar da sua câmara e depois disso, comece a sua pesquisa e comparação, e por fim, boas fotografias!

 

Créditos imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9
A sua votação: 
Average: 4.6 (84 votos)