Como manter a máquina fotográfica limpa e protegida

Máquina fotográfica

As máquinas fotográficas fazem parte da nossa vida, pois ajudam-nos a guardar momentos inesquecíveis, assim como paisagens e pessoas. Contudo, apesar de serem equipamentos preparados para inúmeros anos de utilização, são também aparelhos de precisão, que necessitam de cuidados específicos. Para tirar partido de todas as potencialidades da sua câmara fotográfica, siga os nossos conselhos práticos e não se esqueça que, em situações extremas, deve sempre consultar um especialista.

Limpeza da máquina fotográfica

Para limpar a sua máquina fotográfica, deve utilizar um pano suave, completamente limpo. Pode optar por panos próprios, à venda em casas da especialidade. Caso veja que há necessidade de limpar o interior da máquina, porque acumulou pó, deve fazê-lo com muito cuidado, com uma escova pequena e suave. Se for necessário, pode utilizar um cotonete com um pouco de algodão, para limpar as partes de metal. Nunca desmonte a sua máquina, pois pode danificá-la.

Limpeza da objetiva

A limpeza da objetiva da sua câmara fotográfica é fundamental se quer ter fotografias de qualidade, pelo que lhe deve dedicar alguma atenção e cuidado. Não desespere se vir constantemente pó na lente, uma vez que isso é normal e, se for em pequenas quantidades, não prejudica a qualidade da fotografia. Deve, contudo, evitar colocar os dedos sobre a objetiva, pelo que se sugere sempre o uso do protetor de objetiva, quando não está a utilizar a sua máquina fotográfica.

Quando necessitar de limpar a objetiva deve, antes de mais, retirar todo o pó com uma pequena escova suave (pode também soprar com vigor ou utilizar um pequeno aspirador, tendo o cuidado de não tocar na objetiva), para não ficarem resíduos que possam riscar a objetiva. Após esta ação, deve utilizar um pano próprio para o efeito, disponível nas lojas da especialidade e que, muitas vezes, acompanham a máquina quando a adquirimos (se não tiver nenhum à mão, pode utilizar um pano de limpeza para óculos). Se a objetiva estiver muito suja, pode utilizar um líquido específico, contudo, nunca o coloque diretamente sobre a objetiva, mas sim sobre o pano, efetuando a limpeza com movimentos suaves.

Proteção contra temperatura extremas

A máquina fotográfica é um equipamento sensível às temperaturas extremas, pelo que devemos ter alguns cuidados para não a danificarmos. Em época de temperaturas elevadas, deve proteger a sua máquina do calor, não a deixando ficar em locais que podem atingir altas temperaturas como, por exemplo, o interior de um carro.

O mesmo aplica-se em relação a temperaturas muito baixas e humidade, que podem danificar o mecanismo da câmara fotográfica. Em caso de chuva, deve ter o cuidado de proteger a máquina, para que não entrem gotas de água para o seu interior.

Transporte da máquina fotográfica

Deve ter o cuidado de transportar sempre a sua máquina fotográfica numa bolsa destinada a esse efeito, pois, se a levar na mão ou dentro de sacos/malas/bolsas que não são específicas ou adequadas para o seu transporte, pode danificá-la com alguma facilidade. O mercado já tem disponíveis inúmeras opções (bolsas, mochilas, sacos, entre outros), devendo escolher a que mais se adequa ao tipo de câmara que tem (modelo da máquina e acessórios que tem de transportar juntamente com a máquina) e às funcionalidades que procura, quando transporta a máquina fotográfica. Estas bolsas, para além de serem resistentes, protegendo a câmara em caso de queda ou choque, permitem também um bom isolamento das temperaturas extremas.

Uma nota final – se estiver sem utilizar a sua máquina fotográfica durante um longo período de tempo, não se esqueça de retirar a bateria (e o cartão de memória, se for esse o caso) e de os colocar num local fresco e seco, podendo optar por os manter dentro da bolsa de proteção.

A sua votação: 
Average: 4.2 (10 votos)