Como usar as linhas verticais na composição de uma fotografia

As linhas verticais na composição de uma fotografia são excelentes para dar caráter e criar uma afirmação. Acima de tudo, as linhas verticais criam força, basta imaginar uma fotografia de arranha-céus ou um horizonte de troncos de árvores.

Como dar ênfase às linhas verticais

Se pretende dar ênfase às linhas horizontais, como a famosa linha do horizonte, é necessário usar a fotografia horizontal, pegando na câmara fotográfica na horizontal. Então o que fazer com as linhas verticais? É simples: fotografar na vertical, pegando na câmara na vertical, criando um enquadramento também vertical. Este formato cria drama, pois dá ênfase à altura, aproveitando a direitura das linhas verticais.

Como obter o drama das linhas verticais numa fotografia horizontal

Nem tudo tem de ser feito pelas regras, e também é possível enquadrar um objeto vertical na horizontal, dando uma sensação de que a imagem não consegue contê-lo, especialmente se as linhas verticais forem bastante fortes.

Nesta situação é muito importante manter as linhas verticais alinhadas ao máximo com os lados da imagem. Nem sempre isto é possível de fazer, caso esteja a fotografar o objeto de baixo para cima, e este comece a estreitar para cima, como no caso dos arranha-céus. Porém, para colmatar este problema deve tentar manter o centro o mais reto possível. 

Use a regra dos terços

Para que a fotografia tenha uma boa composição, não se esqueça de usar a regra dos terços dividindo a imagem a meio de forma eficaz. Poderá usar este truque para obter um impacto maior, pois conseguirá fragmentar a imagem de forma eficaz.

Crie impacto

Para obter uma imagem com mais impacto, verifique se as linhas verticais formam algum tipo de padrão. Se conseguir que este padrão vertical contraste com outro tipo de imagens com geometrias distintas, e com direções diferentes, obterá certamente uma boa fotografia.

Créditos imagens: 1,2,3,4
A sua votação: 
Average: 4.3 (23 votos)