Dicas para fotografias de viagem perfeitas

Numa viagem não pode, nem nunca deve faltar uma máquina fotográfica na bagagem! Ainda que atualmente o mercado ofereça várias câmaras fotográficas com tecnologia avançada e inúmeras ferramentas para facilitar o trabalho de quem as utiliza e produzir resultados cada vez mais profissionais, não é necessário gastar uma fortuna para registar os sítios para onde viajamos e eternizar os bons momentos desfrutados. Existem pequenas dicas que podem ser executadas com qualquer tipo de equipamento, que auxiliam a conseguir fotografias perfeitas, capazes de retratar os sentimentos despertados em cada instante de uma viagem.

Conheça a sua câmara fotográfica

Ainda que atualmente a maioria das máquinas fotográficas seja digital, e com recursos que permitem analisar as fotografias imediatamente após serem tiradas, apagando ou modificando-as quando o resultado não for satisfatório, conhecer adequadamente a câmara fotográfica que vai utilizar durante a viagem pode poupar muito trabalho, e resultar em fotos mais bonitas e de melhor qualidade.

Dessa forma, se não estiver totalmente familiarizado com a sua máquina fotográfica, reserve um tempo para conhecê-la melhor e perceber bem como funciona. Leia cuidadosamente o manual de instruções e descubra tudo o que ela tem para oferecer. Além disso, tente utilizá-la várias vezes antes da viagem, tirando diferentes tipos de fotos, observando o que funciona e o que não funciona. Quando já tiver dominado o controlo das operações básicas como flash, zoom e resolução de imagem, as hipóteses de conseguir fotografias de viagem bonitas e especiais irão aumentar consideravelmente.

Ande sempre com a máquina fotográfica

Em viagens, são os lugares ou momentos mais inusitados que podem produzir fotos maravilhosas, com resultados finais únicos. Com isso em mente, procure ter a sua câmara fotográfica sempre por perto em todos os instantes da viagem, para ter a certeza que não perde nenhum momento ou imagem especial. Para além disso, uma vez que os amigos e familiares certamente já se habituaram ao seu hábito de fotografá-los, irão sentir-se mais confortáveis diante da câmara, e isso vai permitir que consiga fotografias mais naturais, com reações mais relaxadas e espontâneas.

Utilize molduras naturais

Aproveite o que o próprio ambiente da viagem lhe oferece para valorizar as suas fotografias. Posicionar o modelo ou o objeto desejado junto a flores, árvores, pontes ou lagos pode resultar numa imagem diferenciada, destacada por molduras naturais que proporcionam um efeito final mais atrativo e interessante, eternizando assim o local por onde passou naquele momento.

Observe os habitantes e as particularidades locais

Em todos os países por onde passar, vai certamente dar de caras com moradores locais com características muito típicas – perfeitos para fotografar e conseguir fotografias de viagem pertinentes e exclusivas, por isso, mantenha os olhos bem abertos na hora de fotografar pessoas. Mas não só: para além das tradicionais atrações turísticas, procure fotografar o inesperado e o mais escondido.

Fotos espontâneas… sempre!

Ainda que as fotografias tradicionais com alguém a posar e a sorrir diante de uma paisagem ou atração turística geralmente fiquem bonitas e interessantes, as reações espontâneas e naturais podem produzir resultados surpreendentes, sendo capazes de transmitir as emoções do momento e acrescentar um toque pessoal à fotografia. Dessa forma, fique atento às pessoas à sua volta, de forma a conseguir captar aquelas expressões únicas de surpresa e de alegria quando veem algo de muito especial na sua viagem.

Enquadramento

O enquadramento de uma fotografia pode mudar totalmente a perspetiva da imagem final. Muitas vezes, as fotos acabam por ser desperdiçadas por causa de um enquadramento incorreto ou pouco explorado. Procure visualizar previamente se os elementos fotografados terão uma harmonia melhor com a câmara em posição vertical ou horizontal, e quando for fotografar pessoas diante de monumentos ou pontos turísticos, tente aproximá-las da câmara e deixar a atração num plano um pouco mais distante, para que a fotografia fique mais harmoniosa e englobe todos os elementos sem distorções. Outra boa dica é tentar evitar as fotos convencionais com o modelo no centro da foto, optando antes por posicioná-lo um pouco mais para a direita ou para a esquerda, criando assim uma interação maior entre a pessoa e o ambiente que a rodeia.

Iluminação

A iluminação é muito importante quando se deseja uma fotografia cinco estrelas – a luz natural ao entardecer e nas primeiras horas da manhã pode produzir fotos únicas, contribuindo ainda para a captação de imagens de sombras e silhuetas, capazes de tornar uma fotografia particularmente atraente.
O uso do flash também deve ser selecionado cuidadosamente, pois pode ser capaz de valorizar uma foto ou produzir resultados fotográficos fracos quando acionado de maneira incorreta. Sendo assim, esteja atento e evite usá-lo em situações como paisagens noturnas naturalmente iluminadas ou quando o objeto a ser fotografado estiver separado por um vidro. Da mesma forma, não esqueça que mesmo durante um dia de sol existem alguns momentos que exigem o uso desse recurso (flash de preenchimento), como quando o modelo está posicionado debaixo de uma árvore ou outro elemento que possa produzir sombras e comprometer o resultado desejado.

Posicionamento da câmara

Ao bater fotos de pessoas, procure manter a câmara na altura dos olhos de quem esta a ser fotografado, para que as imagens fiquem mais naturais e sem distorção. No caso de crianças, uma boa ideia pode ser abaixar-se um pouco ou ficar de joelhos, para ficar ao nível delas. O uso de um tripé ou o posicionamento da câmara num local fixo e sem instabilidade também pode ser um recurso útil, capaz de manter a máquina estável, evitando assim fotos desfocadas.

Boa viagem, boas fotos!

Para conseguir fotografias de viagem inesquecíveis, não é necessário ser um fotógrafo profissional, nem comprometer momentos de passeio agradáveis ao preocupar-se com a qualidade das imagens que vão ser obtidas. Seguir as orientações básicas de fotografia e ter em atenção alguns cuidados na hora de tirar as fotos também pode ajudar a conseguir bons resultados. No entanto, é importante lembrar que, como tudo na vida, os melhores resultados são conseguidos quando o trabalho é feito com carinho e inspiração, por isso, nada melhor para registar as emoções sentidas e vividas num momento especial como uma viagem, do que deixar o sentimento falar mais alto na hora de disparar a máquina fotográfica.

A sua votação: 
Average: 3.1 (15 votos)