Fotografia com flash de preenchimento (fill flash)

Mulher

Muitos fotógrafos profissionais usam flash quando fotografam pessoas no exterior. Chama-se a esta técnica  flash de preenchimento (fill flash) porque é usada para preencher a face áspera das sombras causada pelo brilho da luz solar. É fácil de aprender e fará uma grande diferença nas suas fotografias.

NOTA: Câmaras e flashes têm vários graus de automatização do flash de preenchimento (fill flash). O seguinte presume que o seu kit o tenha.

Passos para a fotografia

  1. Meça normalmente a cena. Assegure-se que a velocidade do obturador está igual ou mais lenta que a velocidade sincronizada do flash.
  2. Coloque o flash para expor a cena a f-stop 1 ou 2 stops mais largos que o f-stop que coloca na câmaras. Exemplo: se a abertura da lente da câmara for f8, coloque o flash como se a abertura fosse f5.6 ou f4. Isto irá preencher as sombras sem sobrexpor as áreas claras.
  3. Fotografe.

Dicas

  • Muitas das câmaras modernas desempenham de forma automáticas as funções supra mencionadas (ou pelo menos tentam fazê-lo). Quando estiver a comprar pergunte se pode controlar manualmente o fill flash da câmara.
  • Se está muito brilho para utilizar a velocidade do obturador igual ou mais lenta que a velocidade sincronizada do flash, utilize um rolo mais lento (um ISO mais baixo, tratando-se duma câmara digital) ou coloque um filtro de densidade neutra na lente.
  • Verifique sempre a velocidade do obturador para ter a certeza a que velocidade se encontra, ou mais lento que a velocidade sincronizada do flash. Não conseguir isto pode levar a que as imagens saiam desigualmente reveladas.

 

A sua votação: 
Average: 4.6 (19 votos)