Instagram: para quem gosta de contar histórias através de fotografias

Existe uma nova aplicação online de que toda a gente fala e que toda a gente quer: o Instagram. Se é fã das redes sociais e gosta de partilhar fotografias com os seus amigos, esta aplicação será certamente do seu agrado, com a grande vantagem de ser totalmente gratuita.

O que é?

De acordo com a definição da própria aplicação, o Instagram é uma forma rápida e divertida de partilhar a sua vida com os amigos, usando uma série de fotografias. A ideia desta aplicação gratuita é poder tirar uma fotografia com o telemóvel e poder partilhá-la nas redes sociais, como o Facebook, o Twitter ou o Tumblr, podendo ainda ser partilhada no próprio Instagram.

Criada a partir de um projecto do brasileiro Mike Krieger, e pelo norte-americano Kevin Systrom, esta aplicação foi inicialmente criada para uso exclusivo em telemóveis Apple, e só depois disponibilizada para o sistema operativo Android. Em 2011, 10 milhões de pessoas já utilizavam esta aplicação, gerida numa empresa de apenas seis funcionários.

A verdade é que a extensão da aplicação para o sistema operativo Android aumentou consideravelmente a popularidade do Instagram, visto que acabou por abranger assim muito mais utilizadores. Hoje em dia, para além do sistema Apple e Android, também é possível usufruir da aplicação através do seu computador pessoal – ou seja, para além de ser uma aplicação inteiramente gratuita, está ao alcance de todos e em qualquer lugar.

Como se utiliza?

Se pretende começar a utilizar esta aplicação, é necessário seguir alguns passos simples, antes de poder partilhar as suas fotografias com os seus amigos:

  • Antes de mais, é necessário fazer o download da aplicação para o sistema operativo em que pretende utilizar o Instagram (Apple, Android ou computador pessoal).
  • Escolha a opção “criar nova conta”. Ao criar uma conta nova, será necessário fornecer dados como o seu e-mail, password, número de telemóvel e a fotografia de perfil que pretende utilizar.
  • Após ter criado a sua conta, é altura de encontrar os seus contactos que também utilizam a aplicação Instagram. Pode adicionar os contactos que deseja de diferentes formas, através dos seus contactos telefónicos, do Facebook ou do Twitter. Após ter adicionado todos os seus contactos, a aplicação informa-o quais são os usuários mais populares da aplicação, mostrando também as fotografias mais populares.
  • Depois da conta criada, é necessário conhecer as funcionalidades que a aplicação tem para oferecer. O menu da aplicação tem 5 itens que pode encontrar na parte inferior. O item situado no meio vai activar a câmara. Os restantes itens mostram as actualizações dos seus contactos, as novidades, as fotos mais populares e a configuração do seu perfil pessoal.
  • Quando pretender tirar uma fotografia, seleccione o item que activa a máquina fotográfica e tire a fotografia. Depois, a aplicação encaminha-o para uma página de aplicação de filtros, que permitem modificar a sua fotografia dando, por exemplo, um especto mais antigo ou intensificar as cores, bastando escolher o filtro que pretende e aplicá-lo na sua fotografia. Após a aplicação do filtro, selecione “avançar”.
  • Pode então adicionar uma legenda à sua fotografia ou até mesmo a localização geográfica, de forma a identificar o local onde a tirou.
  • Depois de ter seguido todos estes passos, basta escolher a rede social onde pretende que a sua fotografia seja publicada.

Filtros que pode usar

Uma das particularidades desta aplicação é a possibilidade de aplicar filtros às próprias fotografias, conferindo-lhe um toque especial. Existem diferentes filtros disponíveis, sendo os seguintes os filtros mais usados no Instagram:

  • Filtro Earlybird: ao usar este filtro irá dar às fotografias um aspeto antigo, onde se vão destacar as cores amarelo e bege e se arredondam as extremidades da fotografia. É um filtro engraçado para usar em fotografias de família.
  • Filtro X-Pro II: este filtro confere cores mais vivas à fotografia, tornando-a muito mais apelativa.
  • Filtro Inkwell: se pretende que uma foto a cores fique a preto e branco, este é o filtro a utilizar, sendo um filtro bastante útil para disfarçar fotografias tremidas, uma vez que aumenta a sua nitidez.

Percebida a aplicação, é altura de a começar a utilizar. O risco do Instagram? É apenas um: o vício de fotografar e de partilhar a sua vida com quem realmente quer que o acompanhe!

A sua votação: 
Average: 4 (6 votos)